HQ: EU MATO GIGANTES

 

Ontem, terminei de reler a premiada HQ de Joe Kelly e JM Ken Niimura, Eu Mato Gigantes. Fiquei feliz em perceber que ela continuava tão boa e emocionante quanto eu me lembrava.

Quando descobri que essa história seria lançada no Brasil meu primeiro pensamento foi: preciso comprar essa HQ! Havia lido fazia um bom tempo, mas lembrava da ótima qualidade do roteiro e da arte. A edição nacional não desaponta e tem um bom acabamento, páginas com papel de boa qualidade e ótima impressão. Se fosse capa dura seria perfeita!

Eu Mato Gigantes conta a história de uma garota chamada Bárbara. Ela é super inteligente, tem uma personalidade problemática e está cada vez mais envolvida em suas fantasias. Com poucos amigos, ela se perde em seu mundo imaginário, que lembra muito as aventuras de um RPG, e tenta escapar da dura realidade que a cerca. Enquanto isso, as pessoas ao seu redor lutam para fazê-la enxergar e enfrentar seus problemas de frente.

Num primeiro momento, podemos pensar que a história de Bárbara é repleta de elementos fantásticos, mas ela não podia ser mais real. Qualquer um poderia passar pelos percalços que essa garotinha está passando, por isso a identificação é quase imediata.

A arte de Niimura, num estilo que lembra o mangá, encaixa-se muito bem na proposta da HQ, exaltando os elementos imaginários que cercam a protagonista em sua fuga da realidade. O texto de Joe Kelly é rápido e inteligente, prendendo o leitor e fazendo-o virar as páginas com curiosidade, na busca das respostas que expliquem por que Bárbara age daquele jeito tão inusitado.

Eu Mato Gigantes fala primordialmente sobre uma adolescente que tem de lidar com o bullying, os poucos amigos e também a perda de um familiar querido.  Ao final, é difícil não se emocionar com os acontecimentos que cercam a garota. É uma história que faz pensar acima de tudo sobre a aceitação da morte e nos ensina a valorizar a vida e cada momento que compartilhamos com aqueles que amamos. Leiam, pois não há como se arrepender.

2 comentários sobre “HQ: EU MATO GIGANTES

Deixe um comentário

